1) Administrador do sistema. 2) Em versões anteriores do sistema: o aplicativo principal usado pelos administradores do sistema para configuração do servidor do sistema de segurança. Agora chamado de Management Application (Aplicativo de Gerenciamento).
Um limite no número de dispositivos de hardware que você pode substituir ou adicionar, se o seu sistema XProtect estiver offline, antes de precisar realizar a ativação manual de licença.
Interface para Programas Aplicativos—um conjunto de ferramentas e blocos de construção para criar ou personalizar aplicativos de software.
Um arquivo que contem todas as permissões que você possui para seu sistema, incluindo licenças básicas e outras licenças.
O nome do arquivo se baseia no código da licença de software (SLC).
Um utilitário para ajudar a realizar uma tarefa particular rapidamente, enquanto também assegura cobertura de todos os parâmetros relevantes. Por exemplo, o Assistente Ajustar Detecção de Movimento ajuda a configurar rapidamente a detecção de movimento em cada uma das câmeras do sistema sem o risco de esquecer de definir qualquer parâmetro-chave.
Caixa eletrônico—uma máquina que apresenta dinheiro quando um cartão pessoal codificado é usado.
Um formato de arquivo de vídeo conhecido. Os arquivos desse formato têm a extensão de arquivo .avi.
Um recurso para exibir vídeo de algumas câmeras, uma após a outra, em uma única posição de câmera. As câmeras e os intervalos entre as mudanças desejados são especificados pelo administrador do sistema. O recurso carrossel está disponível apenas no XProtect Smart Client.
XProtect Central é uma característica que fornece uma visão geral completa do status e alarmes, a partir de qualquer número de servidores do sistema, não importando a localização.
Uma tecnologia para comprimir e descomprimir dados de áudio e de vídeo, por exemplo, em um arquivo exportado AVI. MPEG e Indeo são exemplos de codecs usados frequentemente.
Um dispositivo, tipicamente um dispositivo independente, que pode exibir vídeo de um número de câmeras clientes conectadas. Os codificadores de vídeo contêm digitalizadores de imagem, possibilitando conectar câmeras analógicas a uma rede.
O código da licença do Software (SLC) é um código de registro do produto necessário para a utilização do software de sistema de vigilância. O seu arquivo de licenças do software é nomeado com base no Código da licença do Software (SLC). Se você não tiver permissão de administrador do sistema, não tem que utilizar os SLCs. Os administradores do sistema usam os SLCs durante a instalação e o registro do software.
Valores separados por vírgula—um formato de dados que armazena dados tabulares, onde as linhas representam linhas em uma tabela e as vírgulas definem as colunas, em um arquivo simples. Por exemplo, os dados sobre câmeras podem aparecer como valores separados por vírgulas em um arquivo .csv, que pode ser importado para o sistema. É um método altamente eficaz para configurar vários sistemas semelhantes.
Um computador equipado com software XProtect Smart Client e, portanto, capaz de exibir vídeo ao vivo gerado por Matrix.
Detecção de movimento de vídeo Uma forma de definir atividade em uma cena, analisando dados da imagem e as diferenças em uma série de imagens.
Uma extensão do Windows que fornece recursos multimídia avançados.
Num sistema de vigilância XProtect: uma câmera, codificador de vídeo, dispositivo de entrada ou dispositivo de saída conectado a um servidor de gravação.
Quando adiciona uma câmera digital ao sistema, você não está adicionando apenas a câmera em si, mas sim dispositivos de hardware. Os dispositivos de hardware têm seus próprios endereços IP ou nomes de hosts. Sendo baseado em IP, o sistema identifica primariamente as unidades com base em seus endereços IP ou nomes de host.
Apesar de cada dispositivo de hardware ter o seu próprio endereço IP ou nome de host, é possível instalar várias câmeras, microfones e alto-falantes em um único dispositivo de hardware, compartilhando o mesmo endereço IP ou nome de host. Isso é tipicamente o caso com câmeras instaladas em dispositivos do codificador de vídeo.
É possível configurar individualmente cada câmera, microfone e canais similares mesmo quando vários deles estão instalados em um único dispositivo de hardware.
Sistema de Nome de Domínio—um sistema que permite tradução entre nomes alfabéticos de hosts (por exemplo, meucomputador) ou nomes de domínio (por exemplo, www.meudominio.com) e endereços IP numéricos (por exemplo, 192.168.212.2). Muitas pessoas acham nomes alfabéticos mais fáceis de serem lembrados do que endereços IP numéricos.
Um programa usado para controlar/comunicar com um dispositivo.
Horário de verão: adiantar temporariamente os relógios durante o verão para que as tardes tenham mais luz e as manhãs tenham menos.
Endereço de controle de acesso a mídia—um número hexadecimal de 12 caracteres que identifica unicamente cada dispositivo em uma rede.
Eventos de análise são dados recebidos de um fornecedor de VCA (Video Content Analysis, Análise de Conteúdo de Vídeo) externo. Um exemplo de um sistema com base em VCA é um sistema de controle de acesso. Eventos analíticos integram perfeitamente com a função Alarmes.
Seu sistema pode receber e analisar pacotes de dados TCP ou UDP que, se corresponderem a critérios específicos, podem ser usados para gerar eventos. Estes eventos são chamados de eventos genéricos.
Você pode gerar um evento manualmente a partir do cliente. Estes eventos são chamados eventos manuais.
Algumas câmeras suportam dois fluxos independentes (que podem ser enviados para o servidor de gravação: um para visualização ao vivo e outro para propósitos de playback. Cada fluxo tem a sua própria resolução, codificação e taxa de quadros.
Quadros por segundo—uma medida indicando a quantidade de informações contida em um vídeo em movimento. Cada quadro representa uma imagem estática, mas quando os quadros são exibidos em sucessão, a ilusão de movimento é criada. Quanto mais alto o FPS, mais suave o movimento aparece. Observe, entretanto, que um FPS alto também pode resultar em um tamanho de arquivo grande ao salvar o vídeo.
Usado no padrão MPEG para compactação de vídeo digital, o frame-chave é um único quadro armazenado em intervalos específicos. O frame-chave grava toda a visão da câmera, mas os quadros entre os frames-chave gravam somente os pixels que mudam. Isso ajuda muito a reduzir o tamanho dos arquivos MPEG.
Grupo de imagens: quadros individuais agrupados, formando uma sequência de movimento de vídeo.
Em sistemas de vigilância de vídeo IP, o termo "gravação" significa "salvar o vídeo e, se aplicável, o áudio de uma câmera no banco de dados câmeras no sistema de vigilância". Em muitos sistemas de vigilância IP, todo o vídeo/áudio recebido das câmeras não é necessariamente salvo. Salvar vídeo e áudio em um banco de dados de uma cameras é, em muitos casos, iniciado somente quando há uma razão para isso, por exemplo, quando o movimento é detectado, quando ocorre um evento ou quando um período de tempo específico inicia. A gravação é interrompida após uma quantidade especificada de tempo, por exemplo, quando não há mais movimento detectado, quando ocorre um evento ou quando um período de tempo termina. O termo gravação se origina da era do vídeo analógico, quando vídeos eram gravados somente quando o botão de gravar era pressionado.
Identificador globalmente único—um número exclusivo de 128 bits usado para identificar os componentes em um sistema Windows.
Um padrão para compactar e descompactar dados de vídeo (um codec). H.264 é um codec que comprime vídeo mais efetivamente do que codecs antigos e fornece mais flexibilidade de uso em uma variedade de ambientes de rede.
Um computador conectado a uma rede TCP/IP. Um host tem seu próprio endereço IP, mas, dependendo da configuração da rede, pode ter também um nome (nome de host) para facilitar a identificação.
Posição particular para ver vídeo de alta qualidade e/ou ampliado no XProtect Smart Client.
Entrada/Saída: refere-se à comunicação entre um computador e uma pessoa. As entradas são os sinais ou dados recebidos pelo sistema e as saídas são os sinais ou dados enviados dele.
Abreviação de intraframe. Usado no padrão MPEG para compressão de vídeo digital. Um I-frame é um único quadro armazenado em intervalos específicos. O I-frame grava toda a visão da câmera, mas os quadros que seguem (P-frames) gravam somente os pixels que mudam. Isso ajuda muito a reduzir o tamanho dos arquivos MPEG. Um I-frame é semelhante a um frame-chave.
Um serviço que cuida do acesso ao sistema de vigilância para usuários que efetuam login no XProtect Smart Client.
O serviço Image Server não requer hardware separado já que é executado em segundo plano no servidor do sistema de vigilância. O serviço Image Server não é configurado separadamente, já que é configurado através do Aplicativo de Gerenciamento do Management Application do sistema.
Uma tecnologia que permite a criação e a visão de imagens panomorph de 360 graus (olho de peixe).
(Joint Photographic Experts Group, também JPG)—uma técnica de compressão simplificadora para imagens que é amplamente usada.
Uma licença que te dá permissão para usar o software de um produto XProtect VMS e/ou um produto adicional XProtect.
Uma licença que te dá permissão para configurar uma câmera para uso com XProtect LPR.
Uma licença que lhe dá permissão para associar as câmeras com caixas automáticos (ATM) e pontos de venda (PoS) e configurá-los para o XProtect Transact.
Uma licença que te dá permissão para configurar as portas para controle de acesso em XProtect Access.
Uma licença que te dá permissão para executar uma câmera ou um codificador em seu sistema XProtect. Se você pretende utilizar o recurso de pré-carregamento de vídeo de um dispositivo móvel ou tablet, também será preciso uma licença de dispositivo de hardware por dispositivo.
Uma licença que te dá acesso a outro país ou formatos de placas de licenciamento regionais que você pode usar com o XProtect LPR.
A habilidade de definir se e como as áreas selecionadas da visão de uma câmera devem ser mascaradas antes da distribuição. Por exemplo, se uma câmera filma uma rua, você pode destacar certas áreas de uma construção (por exemplo, janelas e portas) com máscara de privacidade para proteger a privacidade dos residentes.
Um recurso que permite o controle de visões de câmeras ao vivo em computadores remotos para visualização distribuída. Uma vez configurado, você pode visualizar o vídeo ao vivo acionado por Matrix no XProtect Smart Client.
Uma configuração de servidores onde um servidor (o servidor mestre) é de importância mais alta do que os servidores restantes (os servidores secundários). Com uma configuração mestre/secundário no sistema, é possível combinar vários servidores de sistemas de vigilância e ampliar o número de câmeras que você pode usar além do máximo permitido de câmeras para um único servidor.
Em tal configuração, os clientes ainda têm um único ponto de contato: eles se conectam ao servidor mestre, mas também têm acesso, de forma transparente, a câmeras e gravações nos servidores secundários.
JPEG em movimento—um formato de vídeo comprimido onde cada quadro é uma imagem de JPEG comprimida. O método usado é bem semelhante ao método de I-frame usado para MPEG, mas a previsão de interframe não é usada. Isso permite uma edição mais fácil e torna a compressão independente da quantidade de movimento.
Padrões de compressão e formatos de arquivo para vídeo digital desenvolvidos pela Moving Pictures Experts Group. Os padrões MPEG usam a chamada compressão simplificadora, já que armazenam somente as mudanças entre quadros, removendo quantidade considerável de informação redundante. Os frames-chave armazenados em intervalos especificados gravam a visualização inteira da câmera, onde que os quadros que seguem gravam somente os pixels que mudam. Isso ajuda muito a reduzir o tamanho dos arquivos MPEG.
Em uma rede de Windows, o NT LAN Manager é um protocolo de autenticação de rede.
Um tipo de lente que permite a criação e visualização de imagens com a tecnologia olho de peixe.
Um tipo de lente que permite a criação e visualização de imagens com a tecnologia olho de peixe.
Pan-tilt-zoom . Um tipo de câmera altamente movível e flexível.
Quando você instalar e configurar o seu sistema e adicionar servidores de gravação e câmeras, os diferentes dispositivos são executados em um período experimental até que você ative as suas licenças. Este período de teste é o período gratuito. Você deve ativar suas licenças antes da expiração do período gratuito ou o seu sistema irá parar de funcionar. Se o seu sistema está online, as licenças são ativadas automaticamente.
Quadro previsor—o padrão MPEG para compressão de vídeo digital usa P-frames juntos com I-frames. Um I-frame, também conhecido como frame-chave, é um único quadro armazenado em intervalos específicos. O I-frame grava toda a visão da câmera, mas os quadros que seguem (os P-frames) gravam somente os pixels que mudam. Isso ajuda muito a reduzir o tamanho dos arquivos MPEG.
Número de Identificação Pessoal—um número usado para identificar e autenticar usuários.
Um utilitário de administração de rede computadorizado usado para determinar se um endereço IP está disponível, enviando uma pequena quantidade de dados para ver se ele responde. A palavra ping foi escolhida porque reflete o som de um sonar. Você envia o comando ping usando um prompt de comando do Windows.
Verificar regularmente o estado de algo, por exemplo, se a entrada foi recebida em uma porta de entrada particular de um dispositivo. O intervalo definido entre estas verificações de estado é, frequentemente, chamado de frequência de polling.
Os pontos de restauração permitem que você volte a um estado de configuração anterior. Quando uma mudança na configuração é aplicada no sistema, é criado um ponto de restauração. Se algo der errado em sua configuração, você pode navegar através dos pontos de navegação e voltar ao ponto adequado.
Ponto final lógico para tráfego de dados. As redes usam portas diferentes para tipos diferentes de tráfego de dados. Assim, às vezes, mas nem sempre, é necessário especificar a porta que deve ser usada para uma comunicação de dados específica. A maioria das portas são usadas automaticamente com base nos tipos de dados incluídos na comunicação. Em redes TCP/IP, os números de porta variam de 0 a 65536, mas apenas as portas de 0 a 1024 são reservadas para finalidades específicas. Por exemplo, a porta 80 é usada para o tráfego de HTTP, que é usada ao ver páginas de web.
(também PDV) Ponto de venda: o local físico onde a venda é feita, por exemplo, em uma registradora.
A habilidade de armazenar gravações de períodos seguindo movimento e/ou eventos especificados.
É baseado no vídeo que está sendo armazenado em buffer no servidor do sistema no caso dele ser necessário para uma gravação ativada por evento ou movimento.
Pode ser uma boa idéia usar pós-gravação se, por exemplo, você definiu que o sistema deve gravar vídeo enquanto um portão estiver aberto e você quiser ver o que acontece imediatamente após o portão ser fechado.
As imagens de pré-alarme são um recurso disponível somente em algumas câmeras selecionadas. Ativa o envio de imagens imediatamente antes que um evento tenha ocorrido da câmera para o sistema de vigilância por email.
Veja a descrição de pré-gravação.
A capacidade de armazenar gravações de períodos anteriores ao movimento detectado e/ou eventos especificados. Esta capacidade baseia-se no vídeo que está sendo armazenado em buffer no servidor do sistema no caso dele ser necessário para uma gravação ativada por evento ou movimento.
Pode ser uma boa idéia usar pré-gravação se, por exemplo, você definiu que o sistema deve gravar vídeo quando alguém abre uma porta e você quiser ver o que aconteceu imediatamente após a porta ser aberta.
A relação altura/largura de uma imagem.
Chave de desbloqueio de PIN—um número usado como medida de segurança extra para cartões SIM.
Uma extensão de arquivo (.scs) para um tipo de script segmentado no controle de clientes.
Kit de Desenvolvimento de Software—um pacote de programação que permite que os criadores de software desenvolvam aplicativos para uso com uma plataforma específica.
Serviço do Windows (sem interface de usuário) usado pelo sistema para gravar e exibir vídeo. O vídeo só é transferido para o sistema de vigilância quando o serviço Recording Server está em execução.
Um servidor que armazena e lida com eventos e dados de entrada de alarme de todos os servidores do sistema de vigilância. O Event Server permite um monitoramento poderoso e fornece uma visão geral instantânea de alarmes e possíveis problemas técnicos dentro de seus sistemas.
Outro nome para codificador de vídeo.
Módulo de Identidade do Assinante—um circuito armazenado em um pequeno cartão inserido em um celular ou computador ou em outro dispositivo móvel. O cartão SIM é usado para identificar e autenticar o usuário.
Protocolo de Transferência de Mensagens Simples—uma padrão para enviar mensagens de e-mail entre servidores de correio.
Uma parte de uma rede. Dividir uma rede em subredes pode ser vantajoso por razões de gerenciamento e segurança e pode, em alguns casos, também melhorar o desempenho. Em redes baseadas em TCP/IP, uma subrede é basicamente uma parte de uma rede na qual todos os dispositivos compartilham o mesmo prefixo em seus endereços IP, por exemplo 123.123.123.xxx, onde os primeiros três números (123.123.123) são o prefixo compartilhado. Os administradores de rede usam máscaras de subrede para dividir redes em subredes.
Uma medida indicando a quantidade de informação contida no vídeo em movimento—tipicamente medido em FPS.
Protocolo de Controle de Transmissão—um protocolo (ou padrão) usado para enviar pacotes de dados em redes. Muitas vezes, o TCP é combinado com outro protocolo, o IP (Protocolo de Internet). Essa combinação, conhecida como TCP/IP, permite o envio de pacotes de dados de e para dois pontos em uma rede por períodos mais longos, sendo usada ao conectar computadores e outros dispositivos pela Internet.
Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo de Internet—uma combinação de protocolos (ou padrões) usados na conexão de computadores e outros dispositivos em redes, incluindo a internet.
Programa de emulação de terminal usado em redes TCP/IP. Com Telnet, você pode se conectar a um servidor de um computador na rede e executar comandos através de Telnet como se os estivesse inserindo diretamente no servidor. O Windows inclui um cliente para uso com Telnet.
Protocolo de Datagrama de Usuário—um protocolo sem conexão para enviar pacotes de dados em redes. Usado principalmente para transmitir mensagens. A UDP é um protocolo muito simples, com menos recursos de recuperação de erros do que, por exemplo, o protocolo TCP.
Um UPS (Fonte Ininterrupta de Energia) funciona como uma fonte secundária de energia movida à bateria, fornecendo a energia necessária para salvar arquivos abertos e estabilizando a energia em caso de irregularidades. UPSs variam em sofisticação, mas muitos incluem software para salvar arquivos automaticamente, para alertar administradores de sistemas, etc.
Análise de conteúdo de vídeo (VCA) é um sistema que detecta vários tipos de comportamentos especificados anteriormente, tanto humano como de veículos. Um sistema baseado em VCA fornece análise de conteúdo de vídeo de terceiros, incluindo reconhecimento facial, detecção avançada de movimento e análise comportamental complexa. Os sistemas VCA e a saída deles podem ser perfeitamente integrados com o recurso Alarmes usados para, por exemplo, ativar alarmes. Os eventos resultantes dos sistemas VCA são chamados eventos analíticos.
As ferramentas VCA de terceiros são desenvolvidas por parceiros independentes produzindo soluções com base em uma plataforma aberta da Milestone. Estas soluções podem afetar o desempenho do seu sistema.
Uma coleção de vídeos de uma ou mais câmeras, apresentados juntos no XProtect Smart Client. Uma visão pode incluir outro conteúdo, como páginas HTML e imagens estáticas, além de vídeo de câmeras.
Um add-on para o seu sistema de vigilância.
XProtect Transact pode ajudá-lo a impedir perda e desvio de produtos através da evidência de vídeo combinado com dados de transação de caixa eletrônico ou de POS associado a tempo.
© 2019 Milestone Systems A/S